Boêmia, Palco do Amor e da Guerra

Boêmia, Palco do Amor e da Guerra
Em meio a guerra religiosa do século XVII, um jovem casal de apaixonados vivem o sonho de um amor impossível. Ela protestante, ele católico! Conseguirão viver este amor? Boêmia, palco do amor e da guerra é um romance extremamente dinâmico, que fará você sorrir e chorar! nele, os paralelos estão lançados: Espiritual e físico, lealdade e traição, verdade e mentira, vida e morte, e principalmente, o amor e a guerra!

terça-feira, 26 de outubro de 2010

Benditos



Por: David Nepomuceno

Oh como é boníssima a eloqüência
E a melodia em uma voz deveras afinada,
Que transcende aos ouvidos
E repousa suavemente na alma!

Benditos sejam os que sabem e fazem!
Todavia, não se joguem ao dissabor
Os não abençoados com dons divinos
E segundo muitos: incapacitados!

Benditos sejam os que ignoram suas inabilidades,
E movidos de amor, erguem seus estilingues
Colocam-se nas fendas deixadas nos muros
E não permitem que haja infiltração!

Benditos sejam os gagos e fanhos
Benditos sejam os iletrados
Benditos sejam os antes tímidos
Benditos sejam os que realmente fazem!

Benditos sejam entre todos,
Os desafinados que não desafinam
Ante as galhofas infames
Dos desafinados de espírito!

sábado, 23 de outubro de 2010

Coronelismo Gospel



Por: David Nepomuceno


Estamos em pleno processo eleitoral, já elegemos: deputados estaduais, federais, senadores, em alguns estados governadores e levamos ao segundo turno os tucanos e os petistas representados pelo José Serra e pela Dilma Rousseff respectivamente. Em todas as eleições existem blocos (aqueles com força de voto) que se destacam, afinal, tem o poder de mudar o rumo de uma eleição. E a vedete desta eleição é o bloco formado pelo povo cristão seja ele evangélico ou católico. Este fato seria muito agradável, seria se... nos tratassem com deferência, respeitando nossa capacidade de: racionalizar, pensar, analisar, ponderar e outras qualificações mais. No entanto, o que se vê é a volta do coronelismo, e desta vez como mais um produto “santo”, um produto contemporâneo, ou seja, o “Coronelismo Gospel”, onde cada eleitor é movido, não mais pelo chicote do coronel, mas pelo poder de manipulação dos seus novos coronéis travestidos de pastores, padres e lideres espirituais!

A igreja não combate o aborto, o homossexualismo, a união estável entre pessoas do mesmo sexo (que é a familiarização de um novo conceito de família), o satanismo, o pecado, etc. unindo-se ao Estado na criação de leis. Historicamente vê-se neste caminho, algo perigoso e até mesmo apostata! A arma da igreja contra o secularismo é ser realmente: o sal da terra e a luz do mundo! Este “pequeno” detalhe a cada dia torna-se obsoleto para os coronéis gospels, que adoram uma mídia, adoram o poder, adoram manipular crentes ignorantes que abriram mão de um dom divino, o dom de pensar!

A igreja perdeu a ligação com Deus, quando deixou de ser perseguida, de ser a caça, para torna-se a perseguidora, a caçadora! Em nome de Deus e com a força do estado a igreja: matou, torturou, roubou, destruiu famílias e cidades. O que querem os coronéis gospels? Que o estado faça o trabalho da igreja? Acaso adiantou os Imperadores Romanos decretarem leis uniformizando o cristianismo como religião oficial? Adiantou os vários massacres produzidos pela igreja Católica durante a idade média de todos que pensavam diferentes? Adianta um pai obrigar a base de castigo seus filhos tornarem-se cristãos? Nenhuma lei (como querem os coronéis gospels) impedirá um menino ou menina trilhar o caminho da homossexualidade, ou a vir praticar um aborto. Entretanto, o poder do Espírito Santo agindo através de uma igreja comprometida com a essência da palavra de Deus, esta sim tem o poder de evitar que nossa juventude diga sim a tudo aquilo que a afaste de Deus!

Os Coronéis Gospels saíram de suas igrejas, de trás de seus púlpitos e andam freqüentando os gabinetes dos presidenciáveis, buscando acordos para o “bem dos evangélicos”, os que se bandearam para o partido dos trabalhadores afirmam que Deus está com a Dilma e que o povo cristão deve votar no PT. Por outro lado, outros coronéis que conseguiram “bons acordos” com os tucanos afirmam que a Dilma é uma bruxa, seu vice é satanista, que ela vai morrer e o Temer será de fato o presidente! E ainda há aqueles que apoiavam um candidato e em um rompante ideológico... mudou de ideia e passou para o outro lado. No meio disso tudo, fica o corpo de Cristo, o povo santo, a nação escolhida, o sacerdócio real, que é usado e abusado por lideres que descaracterizam a cada dia a igreja do Senhor!

O Compromisso do próximo presidente é com a nação chamada Brasil, e esta nação é formada por: evangélicos, católicos, espíritas, umbandistas, judeus, muçulmanos, céticos e etc. Sendo assim, que possamos levar em conta na hora do voto a: qualificação para governar, ideologia partidária, promessas que sabemos nunca serão cumpridas, experiência anteriores do partido ou do candidato no poder, como tratarão ou trataram a: saúde, educação, emprego, ou seja... o bem estar social!

Não sejamos como boi, que é manipulado de um lado para o outro, sem saber a força que possui. Temos o dom de pensar, de andar com nossas próprias pernas, somos todos ungidos [e não apenas os coronéis], somos o templo vivo do Espírito Santo! Portanto, no dia da eleição vote com a sua cabeça, independentemente se o fará no Serra ou na Dilma e nunca passe procuração para coronel nenhum pensar por você!


sexta-feira, 22 de outubro de 2010

Tiras Humorísticas


Marido ao chegar a casa diz à mulher:
- Querida hoje vou amar-te!!!
Responde a Mulher:
- Por mim, podes ir a Júpiter, desde que me deixes dormir!
______________x__________________x_________________
Um amigo vai visitar o outro recém-casado e observa a varanda redonda, a sala redonda, os quartos redondos, os banheiros redondos, enfim, tudo redondo, até mesmo a cozinha era redonda.
Ele exclama:
- Que inovação! Seu arquiteto foi muito ousado!!!
E ele todo orgulhoso:
- Tive esta idéia quando falei com minha noiva que iria construir uma casa e minha sogra pediu para arrumar um CANTINHO pra ela...
______________x__________________x_________________
Um casal idoso estava num cruzeiro e o tempo estava tempestuoso. Eles estavam sentados na traseira do navio, olhando a lua, quando uma onda veio e carregou a velha senhora. Procuraram por ela durante dias, mas não conseguiram encontrá-la. O capitão enviou o velho senhor para terra, com a promessa de que o notificaria assim que encontrasse alguma coisa. Três semanas se passaram e finalmente ele recebeu um fax do navio. Ele leu:
"Senhor: lamento informar que encontramos o corpo de sua esposa no fundo do mar. Nós a içamos para o deque e, presa a ela, havia uma ostra. Dentro da ostra havia uma pérola que deve valer $50.000 dólares. Por favor,diga-nos o que fazer."
O velho homem respondeu:
"Mande-me a pérola e atire de novo a isca."
______________x__________________x_________________
Uma cerimônia funerária estava sendo realizada por uma mulher que havia acabado de falecer. Ao final da cerimônia, os carregadores estavam levando o caixão para fora, quando, acidentalmente, bateram numa parede, deixando o caixão cair. Eles escutaram um fraco lamento. Abriram o caixão e descobriram que a mulher ainda estava viva!
Ela viveu por mais dez anos e, então, morreu. Mais uma vez uma cerimônia foi realizada e, ao final dela, os carregadores estavam novamente levando o caixão. Quando eles se aproximaram da porta, o marido gritou:
- Cuidado com a parede!!!!!
______________x__________________x_________________
Ao ver o amigo casado há tanto tempo, o sujeito, indignado, lhe pergunta o segredo.
- Ora, meu caro, é muito simples! Nos primeiros quinze dias do mês, eu deixo a minha mulher fazer o que ela quiser.
- E nos outros quinze?
- Aí, eu faço o que ela quiser!

quinta-feira, 21 de outubro de 2010

Mundo sem Guerra (Autor: David Nepomuceno)


Mundo Sem Guerra.


Viver em um mundo sem guerra,
É estar acordado sem medo de dormir,
É dormir sem medo de sonhar,
É despertar junto com o sol,
E desejar bom dia aos pássaros na sua janela!

Viver em um mundo sem guerra
É conhecer sem medo de amar
É amar sem medo de perder,
É perder sem atingir a esperança,
E recomeçar quando houver necessidade!

Viver em um mundo sem guerra
É jogar bola com seus filhos,
É cantarolar para os netos,
É contar história de pescador,
E sorrir mesmo sem motivo aparente!

Viver em um mundo sem guerra
É ter vivido com intensa inspiração,
É acomodar-se numa cama limpa e macia,
É estar farto de dias no derradeiro suspiro,
E dizer até breve para quem amou nesta vida!

sexta-feira, 15 de outubro de 2010

Economistas X Advogados


Dois advogados embarcaram em um vôo em Seattle. Um deles sentou-se à janela, o outro sentou-se no assento do meio. No momento da decolagem, um economista pegou o assento do corredor, próximo aos dois advogados. O economista tirou os sapatos, mexeu os dedos do pé e estava se ajeitando quando o advogado na janela disse: "-Acho que vou me levantar e pegar uma Coca".
- "Sem problemas," disse o economista, "Eu pego pra você."
Enquanto ele pegava a Coca, um dos advogados pegou o sapato do economista e cuspiu dentro dele. Quando ele voltou com a Coca, o outro advogado disse:
- "Parece boa. Acho que eu vou querer uma também."
Novamente o economista foi-se gentilmente para buscar outra Coca, e enquanto ele o fazia outro advogado pegou o outro sapato do economista e cuspiu dentro dele.
O economista retornou e todos sentaram-se e apreciaram o vôo.
Quando o avião estava pousando, o economista colocou de volta seus sapatos e logo descobriu o que havia acontecido e disse:
- "Até quando isto vai durar?" perguntou ele. "Esta briga entre as nossas profissões? Este ódio? Esta animosidade? Estes cuspes nos
sapatos e mijadas dentro de Coca-Colas?"

Serra diz que é a favor da união civil homossexual


SÃO PAULO (Reuters) - O candidato do PSDB, José Serra, disse nesta quinta-feira que é a favor da união civil entre homossexuais.

"A questão do casamento propriamente dito é uma questão que está ligada à igreja. Agora, a união em torno de direitos civis ela já existe, inclusive, na prática no Judiciário. Eu sou a favor", afirmou o tucano a jornalistas.

Ele afirmou que os compromissos da petista com a igreja são pessoais. "Ela tem lá os problemas dela, que diz uma coisa e outra hora diz outra. Deixa ela encaminhar os problemas dela", disse.

Serra deu as declarações após assinar carta de compromisso com o movimento da luta contra a Aids.

Na véspera, Dilma Rousseff (PT) reuniu-se com líderes evangélicos em Brasília e, segundo relato de participantes do encontro, ela teria se comprometido em divulgar um documento com a garantia de não enviar ao Congresso projetos prevendo a alteração da lei sobre o aborto e sobre casamento entre homossexuais.

Serra não comentou as últimas pesquisas divulgadas entre quarta e esta quinta-feira. Na CNT/Sensus, a mais recente, Dilma tem 4,1 pontos percentuais a mais que Serra. Ela está com 46,8 por cento ante 42,7 por cento do tucano.

quarta-feira, 13 de outubro de 2010

Leonardo Boff apóia aliança entre Marina e Dilma


O Brasil está ainda em construção. Somos inteiros mas não acabados. Nas bases e nas discussões políticas sempre se suscita a questão: que Brasil finalmente queremos?

É então que surgem os vários projetos políticos elaborados a partir de forças sociais com seus interesses econômicos e ideológicos com os quais pretendem moldar o Brasil.

Agora, no segundo turno das eleições presidenciais, tais projetos repontam com clareza. É importante o cidadão consciente dar-se conta do que está em jogo para além das palavras e promessas e se colocar criticamente a questão: qual dos projetos atende melhor às urgências das maiorias que sempre foram as “humilhadas e ofendidas” e consideradas “zeros econômicos” pelo pouco que produzem e consomem.

Essas maiorias conseguiram se organizar, criar sua consciência própria, elaborar o seu projeto de Brasil e digamos, sinceramente, chegaram a fazer de alguém de seu meio, Presidente do pais, Luiz Inácio Lula da Silva. Fou uma virada de magnitude histórica.

Há dois projetos em ação: um é o neoliberal ainda vigente no mundo e no Brasil apesar da derrota de suas principais teses na crise econômico-financeira de 2008. Esse nome visa dissimular aos olhos de todos, o caráter altamente depredador do processo de acumulação, concentrador de renda que tem como contrapartida o aumento vertiginoso das injustiças, da exclusão e da fome. Para facilitar a dominação do capital mundializado, procura-se enfraquecer o Estado, flexibilizar as legislações e privatizar os setores rentáveis dos bens públicos.

O Brasil sob o governo de Fernando Henrique Cardoso embarcou alegremente neste barco a ponto de no final de seu mandato quase afundar o Brasil. Para dar certo, ele postulou uma população menor do que aquela existente. Cresceu a multidão dos excluidos. Os pequenos ensaios de inclusão foram apenas ensaios para disfarçar as contradições inocultáveis.

Os portadores deste projeto são aqueles partidos ou coligações, encabeçados pelo PSDB que sempre estiveram no poder com seus fartos benesses. Este projeto prolonga a lógica do colonialismo, do neocolonialismo e do globocolonialismo pois sempre se atém aos ditames dos paises centrais.

José Serra, do PSDB, representa esse ideário. Por detrás dele estão o agrobusiness, o latifúndio tecnicamente moderno e ideologicamente retrógrado, parte da burguesia financeira e industrial. É o núcleo central do velho Brasil das elites que precisamos vencer pois elas sempre procuram abortar a chance de um Brasil moderno com uma democracia inclusiva.

O outro projeto é o da democracia social e popular do PT. Sua base social é o povo organizado e todos aqueles que pela vida afora se empenharam por um outro Brasil. Este projeto se constrói de baixo para cima e de dentro para fora. Que forjar uma nação autônoma, capaz de democratizar a cidadania, mobilizar a sociedade e o Estado para erradicar, a curto prazo, a fome e a pobreza, garantir um desenvolvimento social includente que diminua as desigualdades. Esse projeto quer um Brasil aberto ao diálogo com todos, visa a integração continental e pratica uma política externa autônoma, fundada no ganha-ganha e não na truculência do mais forte.

Ora, o governo Lula deu corpo a este projeto. Produziu uma inclusão social de mais de 30 milhões e uma diminuição do fosso entre ricos e pobres nunca assistido em nossa história. Representou em termos políticos uma revolução social de cunho popular pois deu novo rumo ao nosso destino. Essa virada deve ser mantida pois faz bem a todos, principalmente às grandes maiorias, pois lhes devolveu a dignidade negada.

Dilma Rousseff se propõe garantir e aprofundar a continuidade deste projeto que deu certo. Muito foi feito, mas muito falta ainda por fazer, pois a chaga social dura já há séculos e sangra.

É aquí que entra a missão de Marina Silva com seus cerca de vinte milhões de votos. Ela mostrou que há uma faceta significativa do eleitorado que quer enriquecer o projeto da democracia social e popular. Esta precisa assumir estrategicamente a questão da natureza, impedir sua devastação pelas monoculturas, ensaiar uma nova benevolência para com a Mãe Terra. Marina em sua campanha lançou esse programa. Seguramente se inclinará para o lado de onde veio, o PT, que ajudou a construir e agora a enriquecer. Cabe ao PT escutar esta voz que vem das ruas e com humildade saber abrir-se ao ambiental proposto por Marina Silva.

Sonhamos com uma democracia social, popular e ecológica que reconcilie ser humano e natureza para garantir um futuro comum feliz para nós e para a humanidade que nos olha cheia de esperança.

(*) Leonardo Boff é teólogo

terça-feira, 5 de outubro de 2010

Dilma arma ofensiva em busca do voto de cristãos



A candidata do PT à Presidência, Dilma Rousseff, vai se aproximar mais dos cristãos no segundo turno da disputa ao Palácio do Planalto, visitando igrejas e templos evangélicos, e partirá para o confronto político com o adversário do PSDB, José Serra, auxiliada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva. A nova estratégia, aprovada por Lula, foi acertada ontem em reunião da candidata do PT à Presidência com coordenadores de sua campanha.

Mais tarde, Dilma se reuniu com governadores e senadores eleitos da base aliada em um hotel de Brasília. Foi um ato para mostrar unidade em torno de sua campanha. A portas fechadas, a candidata do PT pediu a todos que a ajudem a combater a 'tática de guerrilha' que circula na internet contra ela. Na avaliação do comando da campanha, Dilma perdeu votos para Marina Silva (PV), evangélica, por conta da polêmica em torno da legalização do aborto.

'Vamos disputar palmo a palmo, a partir de agora, todos os fatos e versões', avisou a candidata, na reunião com os eleitos. Sem citar o nome de Serra, ela disse que a oposição vai querer transformar o segundo turno em uma batalha entre éticos e não éticos. 'Eu não vou aceitar isso', afirmou Dilma, aplaudida pelos aliados. 'Tenho 25 anos de vida pública e nunca tive nenhum processo. Esse vale-tudo não é para nós e não vamos entrar nessa baixaria.'

Nove governadores e 20 senadores eleitos gravaram mensagens para a propaganda de TV da petista. O horário eleitoral gratuito - agora apenas com Serra e Dilma - recomeça amanhã. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

Fonte: O Estadão